Como os Esteróides Causam Disfunção Erétil

Tem havido uma correlação entre certas condições médicas e os seus tratamentos com disfunções sexuais. Alguns dos tratamentos mais comuns que podem causar ou agravar a disfunção eréctil incluem antidepressivos, antipsicóticos, antiandrogénicos e anti-hipersensitivos. Esta é a principal razão pela qual um paciente que sofre de qualquer forma de disfunção sexual, incluindo disfunção eréctil, deve consultar o seu médico para determinar se alguns dos medicamentos que está a tomar podem ser a causa.

Embora se saiba que os medicamentos causam disfunção eréctil, o júri ainda está fora sobre se o uso de esteróides pode ser um factor principal na disfunção sexual. O impacto dos esteróides na saúde geral do indivíduo que toma os medicamentos nunca deve ser diminuído. Quando utilizados correctamente, os esteróides podem produzir o resultado desejado em fisiculturistas e atletas que procuram uma solução que permita um melhor desempenho. Mas quando usados em grandes quantidades, os esteróides podem interferir com a própria capacidade do corpo de produzir testosterona, o que em alguns utilizadores pode resultar em disfunção eréctil.

No entanto, ainda há poucas ou nenhumas provas científicas que sustentem a ideia de que cada vez que se usa esteróides, está-se de facto a aumentar as hipóteses de disfunção sexual. Num recente inquérito online conduzido pela Biblioteca Nacional de Medicina dos EUA e pelos Institutos Nacionais de Saúde, ainda há muita informação a ser recolhida se se quiser extrair uma linha directa do uso de esteróides para a disfunção eréctil.

O principal objectivo do estudo era determinar o impacto do uso de esteróides anabólicos-androgénicos (AAS), incluindo os agentes utilizados, a dose tomada e a duração da terapia sobre a saúde sexual do utilizador. Para tal, os Institutos Nacionais de Saúde (NIH) entrevistaram um total de 321 homens, com 231 a satisfazerem os critérios de utilização da AAS que os investigadores procuravam. Os homens eram de diferentes origens, raças e estatuto socioeconómico. O estudo pediu aos homens que detalhassem o seu uso de esteróides durante um determinado período de tempo, detalhando a dosagem e a duração do uso.

O principal objectivo do estudo era determinar o impacto do uso de esteróides anabólicos-androgénicos (AAS), incluindo os agentes utilizados, a dose tomada e a duração da terapia na saúde sexual do utilizador. Para tal, os Institutos Nacionais de Saúde (NIH) entrevistaram um total de 321 homens, com 231 a satisfazerem os critérios de utilização da AAS que os investigadores procuravam. Os homens eram de diferentes origens, raças e estatuto socioeconómico. O estudo pediu aos homens que detalhassem o seu uso de esteróides durante um determinado período de tempo, detalhando a dosagem e a duração do uso.

Os resultados deste estudo particular mostraram que o uso de esteróides pode ter impacto na saúde sexual do utilizador, causando problemas como disfunção eréctil, mas apenas após o uso prolongado e de alta dosagem de AAS. O que é interessante sobre os resultados é o facto de só depois de os utilizadores terem interrompido as terapias com AAS é que relataram sintomas como a DE e a diminuição da libido. Se alguma coisa deste estudo, assinale que um homem saudável poderia permanecer saudável durante todo o período em que está a utilizar as terapias AAS apenas para desenvolver disfunções sexuais depois de ter parado.

Então, o uso de esteróides pode causar disfunção sexual?
A maioria dos médicos concorda que certas intervenções médicas, incluindo drogas, podem causar disfunção sexual que inclui baixa libido e disfunção eréctil nos homens e também inibir o desejo sexual e a qualidade dos orgasmos. Sabe-se que os esteróides, mesmo os utilizados para o tratamento de certas perturbações inflamatórias crónicas, afectam significativamente o nível de testosterona que pode inibir a função sexual e causar disfunção eréctil.

Esta é a principal razão pela qual existem numerosos avisos sobre a utilização de esteróides anabolizantes para fins recreativos. O maior problema é que a maior parte das pessoas que procuram melhorar o atletismo e os fisiculturistas vão fazer o possível para comprar esteróides anabolizantes, mesmo comprando-os ilegalmente. Este número crescente de pessoas é essencialmente auto-medicante e como tal não há forma de saber quando uma dose é demasiado elevada. Ainda mais preocupante é a ideia de que algumas pessoas ficarão dependentes destes medicamentos, o que aumenta ainda mais o risco de problemas de saúde sexual e outras condições mais complexas.

Voltando aos resultados dos estudos do NIH, os utilizadores de longa data que têm o hábito de usar esteróides anabolizantes correm o maior risco de desenvolver disfunções erécteis. O estudo aponta um componente chave deste problema crescente; os problemas de saúde sexual, tais como a redução da libido e da disfunção eréctil, só aparecem depois de o utilizador parar as terapias com esteróides. Isto levanta uma questão de grande preocupação: a única forma de prevenir a disfunção eréctil num indivíduo que há muito utiliza esteróides é mantê-los nas terapias com esteróides.

Considerando que os esteróides têm a capacidade de causar danos graves e muitas vezes fatais aos órgãos do utilizador, esta não é uma solução viável. A única forma de prevenir o combate a este problema é tomar esteróides apenas com a supervisão de um profissional médico. Os utilizadores, que tomam esteróides prescritos pelos seus médicos, enquanto podem desenvolver disfunções sexuais, recuperarão plenamente destes efeitos.

O perigo reside na compra de esteróides ilegais, geralmente vendidos em muitas farmácias de esteróides em linha. Se tiver de comprar esteróides em linha, faça-o apenas numa farmácia em linha respeitável e com uma receita médica.

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *